Fonte de fibra e sais minerais, a substância é laxante e contribui na luta contra a obesidade.
O ágar-ágar é um polissacarídeo extraído de algas marinhas vermelhas da classe Rodophit, comuns em mares do extremo Oriente.
Rico em fibras vegetais, que atuam na regularização das funções do intestino e proporcionam um suave efeito laxante. O ágar-ágar é comumente utilizado em dietas com baixo teor calórico, auxiliando nos regimes de emagrecimento.
Insolúvel em água fria, a substância absorve o liquido e se expande, aumentando o próprio peso em até vinte vezes. Assim, forma um gel totalmente atóxico que não fermenta. Ao ser consumido, ocupa certo espaço do estômago, potencializando a sensação de saciedade.
Por assimilar quantidade considerável de nutrientes da água do mar, o Agar-agar é rico em fósforo, iodo, ferro, cálcio e potássio. Possui ainda, concentração menor de proteínas e valor calórico praticamente nulo.
O Agar- Agar é um importante aliado no tratamento natural da obesidade, devido às propriedades laxativas. O mecanismo é simples a substância faz aumentar o bloco fecal e estimula as contrações do intestino - o peristaltismo-, por ação mecânica.
A alga é um item bastante comum em pratos orientais. Kanten é o nome em japonês para a gelatina a base da substância, iguaria em que podem ser mescladas frutas ou simplesmente corante comestível. E os vegetarianos não ficam de fora. Como rejeitam a gelatina comum de origem animal (obtida da pele, ossos e tecidos do boi, entre outras espécies), adotam o produto que provem das algas. Ë fundamental aumentar a ingestão de água quando se utiliza a suplementação com Agar-agar, assim como em qualquer outro produto fonte de fibras. A substância não é indicada para gestantes nem crianças, a exceção de casos específicos avaliados por médicos.
xoxox
Beijos de ágar-ágar
e até a próxima.
Juliana M. Fleck
Nenhum comentário:
Postar um comentário