18 abril 2008

O prazer do paladar
e o ato de comer


Daniela Alves e Juliana Fleck



O ato de comer está muito além da simples satisfação de uma necessidade biológica. Muito além de um ato familiar ou social.
Há algum tempo atrás saber fazer uma comida, entrar em uma cozinha era coisa apenas de mulher. E aí, de um homem se interessar em aprender a como preparar uma refeição.


O interesse pela gastronomia vem crescendo nos últimos anos. O que gera interesse não penas em pessoas que apreciam culinária e sonha em tê-la como profissão. Mais também em quem gosta de comer bem e se preocupa com uma boa alimentação, a chamada geração saudavél que foge de fast-food " a tal comida rápida" que não ajuda em nada na qualidade da saúde.



Hoje a culinária atingiu um status de grande reconhecimento e "glamour" se tornando uma prática exercita pelos homens, os chefs de cozinha, que fazem do ato de comer um espetáculo tanto para o paladar como para os olhos.


A cultura da gastronomia no Brasil está sendo construída e desmitificada por esses profissionais cada um com seu espaço, seu mercado, sua personalidade, seu carisma. Cada um fazendo a sua parte. Mostrando o Brasil para todos os outros países aumentando o grau de profissionalismo com seus conhecimentos técnicos.



A gastronomia, seus ingredientes, seus personagens, suas histórias, toda essa História, são temas que envolvem, que fascinam, que fazem a gente querer comer melhor e saber mais, conhecer novos lugares, provar novos sabores, experimentar novas receitas. A coisa é sem fim e vai nos conquistando e ampliando o prazer e a alegria da boa mesa e do partilhar que lhe é inerente.

É assim que nos sentimos fazendo o Cyber Gourmet
e é assim que esperamos que você se sinta ao lê-lo.


Boa leitura!!!

Nenhum comentário: